Conexão Mulher
DestaqueGeral

Cobra ‘pega carona’ em capô de ambulância e surpreende socorristas durante resgate em MS

Animal foi encontrado por socorristas enquanto retornavam de atendimento no distrito de Anhanduí; cobra foi devolvida à mata sem ferimentos.

Uma dupla de socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) teve um encontro inesperado na tarde de terça-feira (21), em Campo Grande (MS). Uma cobra surgiu no capô da ambulância enquanto os profissionais retornavam de uma ocorrência no distrito de Anhanduí, a 60 km da capital.

Nas imagens registradas, é possível ver o animal sobre o capô, com a cabeça voltada para o para-brisa, “observando” os ocupantes do veículo em movimento.

De acordo com o biólogo Henrique Abrahão Charles, trata-se de uma cobra-cipó (Philodryas mattogrossensis), espécie comum em áreas de vegetação.

Ao g1, o enfermeiro Marnon Augusto de Jesus relatou que ele e o condutor-socorrista, David Campos Real, haviam atendido um acidente de motocicleta na zona rural da região. Após encaminharem a vítima para a Santa Casa de Campo Grande, a dupla seguia de volta à base pela BR-163 quando percebeu a presença da cobra, posicionada bem à frente do para-brisa.

“A gente estava olhando pra estrada e, de repente, ela apareceu com a cabeça. Aí fomos indo, né? Ela entrou de novo no motor e continuou a viagem. Depois a gente parou, e o colega tirou ela com um galho e levou de volta pra mata”, contou o enfermeiro.

Segundo Marnon, a cobra provavelmente entrou no compartimento do motor durante a parada para atendimento da ocorrência. “Quando nós paramos na mata, ela entrou no capô e ficou por lá, no quentinho do motor. Acho que no retorno, com o barulho da cidade, ela saiu”, explicou.

O profissional afirmou que foi a primeira vez que presenciou algo do tipo. O maior receio era que a cobra conseguisse acessar o interior do veículo.

“Foi um susto. A gente ficou com medo porque ela sumiu dentro do capô. Eu só disse: ‘vamos parar, senão ela vai entrar na nossa perna’. Coisas inusitadas que acontecem nas ocorrências”, relatou.

Apesar do susto, David conseguiu remover a cobra com um galho e soltou o animal na mata, sem ferimentos.

Orientações da PMA

A Polícia Militar Ambiental (PMA) orienta que, ao se deparar com cobras ou outros animais silvestres ou peçonhentos, é fundamental manter distância e evitar qualquer tentativa de captura.

A aproximação pode estressar o animal, aumentando o risco de um ataque. A recomendação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 e manter o local seguro até a chegada da equipe especializada.

Por Nadine Lopes, g1 MS — Mato Grosso do Sul

Foto: Arquivo pessoal

Notícias relacionadas

Peão é ferido a tiros por grupo de cavaleiros em fazenda no Pantanal

Rosana Schultz

Maiores PIBs da agropecuária têm baixo desenvolvimento rural em MS

Rosana Schultz

Jovem sofre traumatismo craniano grave após queda de bicicleta em Chapadão do Sul.

Rosana Schultz