Menino de oito anos morre após ser picado por escorpião em Naviraí (MS). Adryan Souza Martins foi picado durante um casamento, enquanto participava da entrada das alianças. O animal estava escondido dentro do tênis da criança. Adryan foi levado ao Hospital Universitário de Dourados em estado grave, mas não resistiu. Este é o segundo caso de morte por picada de escorpião em crianças em Mato Grosso do Sul em menos de uma semana. Autoridades de saúde alertam para o aumento de casos neste período do ano, época de reprodução dos animais. Recomenda-se verificar roupas e calçados, manter berços afastados das paredes e procurar atendimento médico em caso de picada. De janeiro a junho, foram registrados 3.436 acidentes com escorpiões no estado.
O biólogo Isaias Pinheiro alerta que este mês marca o início da temporada com aumento significativo de acidentes com escorpiões. “Os casos com animais peçonhentos costumam aumentar nessa época de reprodução. Os acidentes estão acontecendo dentro das residências, por isso é importante notificar os centros de controle”, orienta.
Veja como evitar acidentes, o que fazer em casos de picada e como solicitar desinsetização de escorpiões abaixo:
Evitar acidentes – Antes de vestir roupas, calçar calçados ou usar toalhas é aconselhado se certificar se o animal não está escondido nos itens. Outra forma de evitar picadas de escorpiões é afastar camas e berços das paredes. Evitar que os lençóis ou cobertores toquem o chão também é recomendado.
Por Gustavo Bonotto e Clara Farias – Campo Grande News.