Brasil e Paraguai destroem quase 600 toneladas de maconha em roças na fronteira com MS
Em uma ação coordenada e de grande impacto, as forças antidrogas do Paraguai e do Brasil avançam na ‘Operação Nueva Alianza 52′, resultando na localização e destruição de 589 toneladas de maconha em apenas seis dias.
A operação, que tem como objetivo desmantelar as organizações criminosas dedicadas ao narcotráfico na região de Amambay, representa um duro golpe para o crime organizado.
As ações se concentraram nas localidades de Itapopó, Ombú e Cerro Kuatiá, onde foram erradicados 194 hectares de plantações ilícitas e destruídos 7.900 kg de maconha pronta para distribuição.
Além disso, 66 acampamentos utilizados como bases logísticas e de armazenamento foram desmantelados, enfraquecendo significativamente a infraestrutura dos criminosos.
A estimativa total da droga retirada de circulação é de impressionantes 589 toneladas, o que representa um prejuízo financeiro de aproximadamente US$ 17,7 milhões no Paraguai e até US$ 88,3 milhões no Brasil.
A operação, liderada pela fiscal antidrogas Rosana Coronel, conta com a participação de agentes da Senad, helicópteros da Força Aérea Paraguaia e da Polícia Federal do Brasil.

(fotos: Reprodução/Senad)