Fabiano Soares esclarece se o uso de água sanitária é eficaz contra escorpiões e explica o que realmente funciona para afastar esses animais
Com a preocupação crescente em relação à presença de escorpiões dentro de casas, muitas pessoas têm recorrido a soluções caseiras na tentativa de espantá-los. Uma das práticas mais comuns é despejar água sanitária nos ralos, com a esperança de manter esses animais afastados. Mas será que a estratégia realmente funciona?
De acordo com o biólogo Fabiano Soares, a resposta é clara: não. “Água sanitária em si não afasta escorpiões. Nenhum produto de limpeza tem a capacidade de afastar esses aracnídeos diretamente”, afirma.
Segundo o profissional, o que pode acontecer, em alguns casos, é que o cheiro forte do produto desaloje temporariamente os animais. “Se você tem uma infestação e joga água sanitária no esgoto ou ralo, isso pode estressar os escorpiões e fazer com que saiam do esconderijo. Mas isso não significa que o produto seja um repelente.”
Mantenha o ambiente sempre limpo
Fabiano reforça que a limpeza da casa — incluindo o uso da água sanitária e desinfetantes — tem um papel importante, mas de forma indireta. “Manter o ambiente limpo, livre de sujeira, fungos, matéria orgânica, resto de alimentos, é fundamental para não atrair baratas. E, como as baratas são o principal alimento dos escorpiões, ao eliminar uma, você reduz a presença da outra.
“Deixar o ambiente limpo, sem entulhos, sem acúmulo de folhas e frestas abertas é essencial. Escorpiões buscam abrigo e alimento. Se você oferece esses dois fatores, eles vão aparecer — independentemente da quantidade de água sanitária que você usar”, explica o biólogo.
Fabiano destaca ainda que o mais eficiente para manter os escorpiões longe é:
- Vedar ralos, preferencialmente com telas metálicas;
- Fechar frestas e buracos em paredes, rodapés e portas;
- Evitar o acúmulo de entulhos e folhas secas no quintal;
- Controlar a população de baratas, que são a principal fonte de alimento dos escorpiões.
“Essas medidas são comprovadamente eficazes. Já a água sanitária, sozinha, não é suficiente e pode até causar um efeito contrário, ao fazer com que os escorpiões saiam de seus esconderijos e circulem pelo ambiente”, finaliza.
Camila Santos – metrópole
Rick (RaVen) Hirschl/Getty Images