Adriane Lopes é a anfitriã do encontro inédito na Capital de MS
Troca de experiências e mulheres no comando, assim está sendo o evento ‘Elas Governam-Lideranças Femininas na Gestão do Orçamento e das Finanças Públicas’. É a primeira vez que o encontro, o qual reúne prefeitas, vice-prefeitas e secretárias, é realizado fora de Brasília.
O evento acontece nesta quarta-feira (20) e é promovido pela FNP (Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos), em parceria com a Prefeitura de Campo Grande.
A Prefeita da Capital de MS, Adriane Lopes (PP), explica que, quando eventos envolvem encontros de mulheres, normalmente costumam debater violência de gênero.
“Pela primeira temos uma prefeita em Campo Grande. Geralmente, nos eventos com mulheres se discute violência e pautas feministas. Hoje é um encontro nacional para debater orçamento e finanças. Eu já fui vice- prefeita, mas não conseguia mandar. Quando eu assumi a gestão da prefeitura, precisei buscar novos caminhos para dirigir a nossa cidade. Com apenas 8 meses de mandato, temos reforma administrativa e um plano de equilíbrio fiscal, mostrando para a cidade que as mulheres também têm competência para gerir uma Capital”, disse Adriane Lopes.

A programação conta com painéis, rodas de conversa e blocos temáticos que tratam de governança feminina, orçamento público com enfoque em gênero e raça, justiça climática, dignidade menstrual e empreendedorismo feminino.
Autoridades de todo o país marcam presença no encontro, incluindo prefeitas de cidades do interior de Mato Grosso do Sul. Márcia Regina do Amaral (PP) é chefe da prefeitura de Brasilândia, município localizado na Costa Leste do Estado.

Márcia comenta que a troca de informações é fundamental. Alguns exemplos citados no encontro podem ser transformados em projetos. Com novos empreendimentos chegando na região, ela adianta como o município está se organizando.
Recentemente, foi anunciada a construção de mais uma fábrica na cidade vizinha à Brasilândia. Bataguassu deve receber uma Bracell nos próximos anos e a chegada da 6ª indústria de Mato Grosso do Sul já começa a movimentar o município onde Márcia é gestora.
“Estamos debatendo pautas muito importantes para todas as prefeitas. Aqui falamos do financeiro, do planejamento, da gestão em todas as secretarias. É uma troca de experiência. O que está dando certo nos outros municípios a gente pode levar como exemplo para o nosso. Brasilândia fica em uma região que está se desenvolvendo e a expectativa é grande. Já estamos nos organizando, conversando com empresários, investidores na área de habitação e diretores da Bracell. A nossa cidade está preparada para receber as pessoas”, explicou a prefeita.
A prefeita de Sonora, Clarice Ewerling (MDB), também conversou com o Jornal Midiamax. Ela adianta que ao ver outras prefeitas comentando sobre os obstáculos de uma gestão, ela percebe que não está sozinha nos desafios.

“Eu vi a prefeita Adriane falando, ela foi numa palestra, tinha 27 homens e apenas três mulheres e eles não deram a palavra para elas se comunicarem. Isso é machismo e a nossa luta é lutar por nosso espaço, mostrando a força feminina. Vemos que todos os municípios passam por problemas também”.
Foto: Eliel Dias/ Midiamax.