Cidade foi atingida por um forte vendaval na tarde desta terça-feira (19)
Cerca de 30 famílias da Aldeia Ypoi, em Paranhos, a 462 quilômetros de Campo Grande, ficaram desabrigadas após vendaval que atingiu o município nesta terça-feira (19). Durante a tempestade, a cidade registrou queda de árvores, além de galpões, casas e maquinários ficarem destruídos.
Na manhã desta quarta-feira (20), o prefeito da cidade, Hélio Acosta, esteve na Escola Municipal Indígena Arandu Poti Renda, onde as famílias foram abrigadas, para fornecer café da manhã e almoço. Até o momento, foram constatados apenas danos materiais, e não há registro de pessoas feridas.
Segundo o prefeito, o vendaval causou estragos maiores nas regiões rurais, destruindo casas e galpões em diversas fazendas, sendo a Aldeia Ypoi a área mais afetada. No local, famílias perderam suas casas, alimentos e alguns objetos pessoais. Como medida imediata, a Prefeitura irá fornecer lonas aos moradores, para que possam proteger o que restou de suas casas. Já a área urbana da cidade não registrou danos graves.
Devido aos estragos, Hélio informou que foi decretada situação de emergência, e uma reunião com a defesa civil municipal e estadual deve ser feita no período da tarde, para discutir como mitigar os impactos. O Corpo de Bombeiros de Amambai também está no local, prestando auxílio.
Confira abaixo os estragos deixados pelo temporal na Aldeia Ypoi:






Queda de árvores e rodovia interditada
Vídeos mostram a dimensão dos estragos deixados pelo vendaval no município de Paranhos, na tarde desta terça-feira (19). A tempestade, que incluiu ventos de até 61,2 km/h, segundo o meteorologista Natálio Abrão, causou prejuízos e mobilizou equipes para a remoção dos destroços. O temporal aconteceu na zona rural e em áreas indígenas. A ventania destruiu casas, galpões e maquinários.
Além disso, a rodovia MS-156, que liga as cidades de Tacuru e Amambai, precisou ser interditada após a queda de árvores. A região estava sob alerta de tempestade do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), válido entre 19 e 20 de agosto. As rajadas de vento derrubaram diversas árvores na pista, bloqueando completamente o tráfego nos dois sentidos.
(Foto: Divulgação, Prefeitura de Paranhos)