Conexão Mulher
DestaqueGeral

Contribuição mensal do MEI sobe em 2026; confira o que muda

Se você é MEI (Microempreendedor Individual), fique atento, pois os valores da contribuição mensal terão reajuste em 2026. A mudança acompanha o aumento do salário mínimo, já que a contribuição previdenciária do MEI ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) corresponde a 5% do salário mínimo vigente.

Com o novo valor do piso nacional, fixado em R$ 1.621 a partir de 1º de janeiro, a contribuição mensal ao INSS passa a ser de R$ 81,05. Para o MEI caminhoneiro, cuja alíquota é maior (12%), o valor sobe para R$ 194,52.

Além da parcela previdenciária, o microempreendedor também paga tributos fixos, que variam conforme a atividade exercida (comércio, indústria ou prestação de serviços).

De acordo com o Governo Federal, sempre que há reajuste, os novos valores passam a valer no pagamento referente ao mês de janeiro, realizado em fevereiro. A contribuição é recolhida mensalmente por meio do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), com vencimento até o dia 20 de cada mês.

O DAS está disponível para emissão pelo Portal do Simples Nacional ou pelo aplicativo MEI, com opções de pagamento via boleto bancário, Pix ou débito automático.

Lethycia Anjos – midiamax

 

 

Notícias relacionadas

Com a presença do prefeito Walter, evento promovido pela Escola Carlos Drummond de Andrade reforçou a importância da segurança no trânsito e do lazer em família.

Rosana Schultz

Caminhada Outubro Rosa e Novembro Azul abre meses de conscientização em Chapadão do Sul

Rosana Schultz

Neste sábado tem ações de prevenção e cuidado com a saúde da mulher nos ESFs Central, Esperança, Sibipiruna e Saúde Lar

Rosana Schultz