Conexão Mulher
DestaqueSaúde e Bem-estar

Vacina 100% brasileira contra covid deve chegar ao SUS em 2026

Desenvolvida pela UFMG com investimento de R$ 140 milhões, SpiN-TEC é novidade contra a doença

 

A primeira vacina contra a covid-19 totalmente desenvolvida no Brasil, chamada SpiN-TEC, deve começar a ser aplicada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no primeiro semestre de 2026. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (16) pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que classificou o imunizante como “um orgulho nacional”.

Produzida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com investimento de R$ 140 milhões do governo federal, a vacina está em fase final de testes clínicos e deve ter o pedido de registro encaminhado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nas próximas semanas. A farmacêutica Libbs será responsável pela produção do insumo farmacêutico ativo e o envase será feito em Minas Gerais.

Em Mato Grosso do Sul, conforme boletim da Secretaria de Estado de Saúde de 2 de outubro, são 43 mortes e 4.921 casos confirmados da doença em 2025. Embora o cenário seja menos grave que nos anos anteriores, a baixa adesão às campanhas de reforço ainda preocupa as autoridades de saúde.

De acordo com a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), 92% da população com mais de 5 anos no Estado receberam pelo menos uma dose contra a covid, mas apenas 53% completaram o esquema vacinal.

Se aprovada pela Anvisa, a SpiN-TEC deve ser incorporada ao calendário nacional e aplicada inicialmente em grupos prioritários. Para especialistas, além de representar um marco da ciência brasileira, a nova vacina traz um desafio já conhecido: garantir que as doses cheguem a todos os municípios e, principalmente, que as pessoas voltem a se vacinar.

Por Ângela Kempfer – campograndenews

(Foto: Campo Grande News/Arquivo)

Notícias relacionadas

CMAS e a Secretaria de Assistência Social realizam Audiência Pública nesta quinta para prestação de contas de 2024

Rosana Schultz

Saúde capacita médicos para consolidar acupuntura na rede pública em Mato Grosso do Sul

Rosana Schultz

Prefeitura abre chamamento público para empreendedores do setor gastronômico participar da festa de aniversário do município

Rosana Schultz