Conexão Mulher
DestaqueGeral

Incêndio atinge Parque Estadual do Rio Taquari e suspende visitações

Chamas começaram em área de mata, mas já avança para fazendas, lavouras e áreas de visitação/turismo

 

Incêndio florestal de grandes proporções consome a vegetação do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, próximo aos municípios de Alcinópolis e Costa Rica, localizado no extremo norte de Mato Grosso do Sul, divisa com os estados de Mato Grosso e Goiás.

O fogo começou na quinta-feira (25) e persiste até os dias atuais. As chamas começaram em área de mata, mas já avança para fazendas, lavouras e áreas de visitação/turismo.

Ainda não se sabe a área total queimada. A princípio, a causa do incêndio seria um raio.

As queimadas transformam cenários verdes e cheios de vida em cinzas e mortes. O fogo destrói matas, áreas verdes, vegetações, florestas, biodiversidade e espécies nativas de Mato Grosso do Sul.

Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS) e brigadistas combatem o fogo intensamente na região. O local é de difícil acesso, por ser próximo aos cânios, e, muitas vezes, o acesso é feito por via aérea.

De acordo com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), as visitas turísticas estão suspensas no local por tempo indeterminado. A medida garante a segurança dos visitantes e funcionários, além de permitir que as equipes de combate ao fogo atuem com máxima eficiência.

A Serra do Amolar também está em chamas. Um raio, que caiu em um morro a 800 metros de altura, foi o causador do incêndio. Brigadistas e bombeiros militares atuam na região em combate as chamas. É a primeira vez no ano em que o local pega fogo.

As queimadas são extremamente nocivas ao meio ambiente, pois emitem poluentes atmosféricos, reduzem a biodiversidade, destroem matas, devastam a vegetação, prejudicam a fauna e flora, eliminam a cobertura vegetal nativa, comprometem florestas, campos e savanas e matam o ecossistema.

Mudanças climáticas, calor excessivo, escassez de chuvas e baixa umidade relativa do ar favorecem a ocorrência de queimadas no Estado.

PREVENÇÃO
As formas de evitar a propagação de incêndios florestais no Pantanal são:

Implementar aceiros – faixas desprovidas de vegetação que servem para barrar o fogo e impedir que ele continue seu rumo
Manter terrenos limpos e capinados
Evitar jogar pontas de cigarro acesas na vegetação à beira de rodovias
Realizar queimadas na época correta, frequência correta e locais corretos, chamadas popularmente de queimadas preventivas ou controladas
Chuva
Evitar o uso de fogo em julho, agosto e setembro, meses do inverno, pois as condições climáticas são desfavoráveis para a época
PARQUE ESTADUAL DAS NASCENTES DO RIO TAQUARI
Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari está localizado nos municípios de Alcinópolis e Costa Rica, divisa com os estados de Mato Grosso e Goiás, na região nordeste de Mato Grosso do Sul.

Possui 30.618,9636 hectares e forma um corredor ecológico entre Cerrado e Pantanal.

Tem florestas, cachoeiras, morrarias, sítios arqueológicos e cavernas.

A unidade de conservação é gerida pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL).

Foto: Divulgação

NAIARA CAMARGO –  correiodoestado

 

 

Notícias relacionadas

Motorista sofre infarto e arrasta caminhão por 54 metros até morrer

Rosana Schultz

Campanha de Vacinação Contra a Raiva terá início neste sábado em Chapadão do Sul

Rosana Schultz

É Amanhã a Final da Copa Estadual das APAES em Chapadão do Sul.

Rosana Schultz