Conexão Mulher
Chapadão do SulDestaque

Servidores da Educação e Saúde participaram de treinamento em primeiros socorros

A Prefeitura de Chapadão do Sul realizou, nesta semana, uma capacitação em primeiros socorros voltada aos servidores das Secretarias Municipais de Educação e Saúde. O objetivo da formação foi preparar os participantes para reconhecer e agir corretamente em situações de emergência, utilizando técnicas básicas de primeiros socorros com segurança e eficácia.

O treinamento foi ministrado por instrutores nacionais da Cruz Vermelha Brasileira – Núcleo Municipal de Chapadão do Sul – e aconteceu em dois momentos distintos.

Na terça-feira, a capacitação foi direcionada a professores e monitores da rede municipal de ensino, em conformidade com a Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018). Essa legislação torna obrigatória a formação em primeiros socorros para profissionais de escolas e creches, públicas e privadas, em todo o Brasil.

A Lei Lucas foi sancionada após o falecimento do menino Lucas Begalli Zamora, vítima de asfixia durante um passeio escolar. A lei tem como principal objetivo assegurar que os profissionais da educação estejam aptos a prestar os primeiros atendimentos em situações de risco, até a chegada do socorro especializado.

Já na quarta-feira, 03, o treinamento foi direcionado para agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde, com a abordagem de conteúdos como acidente vascular encefálico, desmaio, parada cardiorrespiratória, convulsão, engasgo, queimadura e hemorragia.

De acordo com a Cruz Vermelha, os primeiros socorros consistem em uma série de técnicas e procedimentos prestados inicialmente a uma vítima que sofreu um acidente ou que teve algum mal súbito. Considerando que, independentemente da gravidade, manter o indivíduo com os sinais vitais estáveis enquanto se espera a chegada do atendimento profissional adequado, pode evitar complicações e até mesmo salvar vidas. Por isso, dominar as noções de primeiros socorros é primordial.

Notícias relacionadas

Ministério da Saúde orienta teste a todas as crianças para identificar possíveis sinais de autismo com foco na intervenção precoce

Rosana Schultz

MS tem 25 fazendas na Lista Suja do trabalho escravo

Rosana Schultz

Chapadão do Sul se prepara para sediar a XII Olimpíadas Especiais das APAEs de MS em SETEMBRO

Rosana Schultz