Conexão Mulher
DestaqueGeral

Abelhas atacaram Legendários, mataram idoso e fizeram caminhão tombar em 48 horas

Ataques ocorreram em Goiás, contra grupo de evangélicos em retiro espiritual masculino, em Rondônia, vitimando idoso de 63 anos, e no Ceará, fazendo caminhão tombar

 

Três ataques de abelharas ganharam destaque por resultarem em uma morte, em Rondônia, tombamento de caminhão, no Ceará, e investidas contra grupo de homens que participava de um retiro espiritual, em Goiás. Tudo isso ocorreu entre sexta-feira (15) e domingo (17), casos confirmados pelo Band.com.br.

O primeiro caso diz respeito ao grupo religioso Legendários, durante retiro espiritual em Caldas Novas, interior de Goiás. Devido ao ataque, 10 homens precisaram ser atendidos em uma unidade de saúde da cidade, conforme publicou o Estadão nesta segunda-feira (18)

O grupo Legendários se define como “um movimento que busca a transformação de homens, famílias e comunidades por meio de experiências que levam os homens a encontrarem a melhor versão de si”.

Óbito de idoso

A outra ocorrência, em Candeias do Jamari (RO), resultou na morte de um idoso identificado como Ideraldo Sales da Silva, de 63 anos, por volta de 17h do último domingo (17). O corpo foi encontrado por vizinhos, depois de perceberem que o trator da vítima estava ligado sem condutor, há muito tempo.

Preocupados, os vizinhos foram à casa de Ideraldo, mas o idoso não foi encontrado. Na busca pela região, acharam o corpo perto de um igarapé, já sem vida, e com muitas marcas de picadas de abelha. As informações da ocorrência foram repassadas ao Band.com.br pela Polícia Militar de Rondônia, responsável pelo primeiro atendimento.

Tombamento de caminhão

O terceiro ataque de abelha foi na cidade de Catunda, interior do Ceará, ocasião em que um enxame fez o motorista de um caminhão, de 36 anos, perder o controle, bater em poste e tombar o veículo no quilômetro 323 da CE-265.

Segundo a Polícia Militar do Ceará, em nota enviada ao Band.com.br, o condutor foi socorrido e levado ao Hospital Municipal de Catunda, apresentando escoriações leves. O veículo tombado transportava uma varga de eletrodomésticos. Após trabalho das autoridades de trânsito, a segue totalmente desobstruída.

O que faz o enxame atacar?

Uma publicação do Corpo de Bombeiros do Ceará destaca os cuidados após uma pessoa ser atacada por abelhas. Por isso, é importante salientar que ruídos, odores fortes, tremores, vibrações e movimentos rápidos podem significar uma ameaça ao enxame. Os sintomas após a picada variam de uma simples vermelhidão ao óbito, a depender do caso e da rapidez para atendimento.

Veja as dicas do Corpo de Bombeiros

  • afaste-se da colmeia o mais rápido possível e sem fazer barulho;
  • caso seja atacado, fuja e, se conseguir, corra para dentro de uma plantação em movimento “zig-zag”, e só pare quando tiver certeza que elas não estão atrás de você;
  • se estiver próximo a um rio, lagoa ou piscina, mergulhe;
  • quando estiver protegido, tente socorrer quem estiver sendo atacado com uma coberta ou algo parecido, assegurando que você não sofrerá nenhum risco;
  • independente do total de ferroadas, caso a vítima apresente sintomas como queda de pressão, falta de ar, aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo ou outro sintomas, o atendimento médico de emergência deverá ser imediato.

Primeiros socorros

  • imediatamente, retirar os ferrões para evitar que todo o veneno seja injetado na vítima. Para isso, não utilize o dedo ou pinça, a fim de não comprimir a bolsa de veneno. Recomenda-se retirar os ferrões com o auxílio de uma lâmina de canivete ou faca, raspando cuidadosamente rente à pele;
  • lavar os locais atingidos com água corrente, sem esfregar a pele para não espalhar mais rapidamente o veneno;
  • aplicar bolsas de gelo no local das picadas para diminuir o inchaço;
  • no local das ferroadas, aplicar, sem esfregar, uma pomada com antialérgico e analgésico para amenizar as dores;
  • nos casos de pessoas alérgicas e nos pacientes que não estão passando bem, procurar atendimento médico com urgência.
  • Por Édrian Santos – Band.com.br
  • Imagem – Reprodução/redes sociais

Notícias relacionadas

Frente fria deve derrubar temperaturas em até 5°C em 34 cidades do sul de MS

Rosana Schultz

‘Melhor fazer doce do que ser advogada’: mulher larga profissão e encontra felicidade na casca do limão

Rosana Schultz

Estudo sugere novo gatilho para Alzheimer: isso pode mudar o tratamento?

Rosana Schultz