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Sob Nova Liderança, Conselho Municipal de Saúde de Chapadão do Sul, tem Foco no ‘Colegiado da Decisão’ e Plano Gestor para os Próximos Anos

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Chapadão do Sul iniciou oficialmente seu novo ciclo de gestão no último dia 13 de novembro, realizando a primeira reunião da nova diretoria com foco na transparência e no controle social.

O encontro inaugural foi conduzido pelo Presidente eleito, Carlos Heber, e pelo Vice-Presidente, Gabriel Schultz. Na pauta central da reunião, a nova diretoria apresentou o Plano Gestor que norteará os trabalhos do conselho nos próximos anos.

Durante a sessão, foram detalhadas as novas alterações e mudanças que a atual gestão implementará, visando otimizar o funcionamento do CMS nas  políticas públicas de saúde no município.

O ponto de maior destaque e que rege a filosofia da nova administração é a adoção, integralmente reforçada pela Diretoria, de um modelo de gestão participativa.

Segundo a direção, essa gestão garantirá fielmente o colegiado da decisão, assegurando que as deliberações sejam tomadas de forma conjunta e representativa entre os membros. Além disso, foi garantido o acesso direto do usuário e do trabalhador da saúde junto ao CMS para levar informações, sugestões e necessidades.

Outra Iniciativa da Direção e dos Conselheiros foi que Toda Reunião será Divulgada com 7 Dias de Antecedência em todos serviço de comunicação do município para garantir o conhecimento da população e do Trabalhador , bem como conselho reforço a parceria com impressa local, para maior amplitude e divulgação das informação.

A iniciativa marca uma clara intenção da nova liderança de fortalecer o papel do Conselho como elo entre a comunidade e a gestão da saúde, consolidando o controle social e tornando o CMS um órgão mais acessível  e representativo cada vez mais  para a população de Chapadão do Sul.

A função do Conselho Municipal de Saúde (CMS), conforme as Leis Federais nº 8.080/90 e nº 8.142/90, que tratam da participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), é a de ser um órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo.

As principais atribuições do Conselho Municipal de Saúde, que atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, abrangendo aspectos econômicos e financeiros, incluem:

  • Definir e controlar a execução de planos, políticas, ações e serviços de saúde, de acordo com a realidade do município.
  • Estabelecer estratégias e mecanismos de coordenação e gestão do SUS.
  • Analisar, aprovar e fiscalizar a aplicação do Fundo Municipal de Saúde, controlando o dinheiro da saúde e acompanhando as verbas e repasses federais do SUS.
  • Propor critérios de qualidade e eficiência das ações e serviços de saúde.
  • Definir critérios para a localização e o tipo de prestadores de serviços de saúde que devem funcionar no município.
  • Acompanhar, fiscalizar e controlar a atuação dos credenciados pelo SUS.
  • Participar da formulação das metas para a área da saúde.

O Conselho é composto de forma paritária por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, sendo que os usuários devem ter 50% das vagas.

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