Conexão Mulher
DestaqueGeral

Apagão nacional deixou oito cidades de Mato Grosso do Sul no escuro nesta segunda

Dourados, Corumbá, Miranda estão entre afetadas; falha foi causada por incêndio no Paraná

Cidades de Mato Grosso do Sul, entre elas Dourados, Corumbá, Miranda, Rio Brilhante, Caarapó, Bodoquena, Fátima do Sul e Aquidauana, ficaram sem energia elétrica no fim da noite desta segunda-feira (13). O apagão ocorreu às 23h31 e o fornecimento foi restabelecido cerca de 20 minutos depois, segundo a Energisa, concessionária responsável pelo serviço no estado.

De acordo com a empresa, a queda no fornecimento foi provocada por um evento externo no SIN (Sistema Interligado Nacional), administrado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). O problema começou com um incêndio em um reator na subestação de Bateias, no Paraná, o que levou ao desligamento da estrutura de 500 kV e interrompeu a interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste.

A Energisa informou que a interrupção foi uma medida de segurança determinada pelo ONS para evitar danos maiores ao sistema elétrico. No Mato Grosso do Sul, o fornecimento foi totalmente restabelecido às 23h54.

Conforme a nota do ONS, a ocorrência provocou a interrupção de cerca de 10.000 MW de carga em todo o país, afetando os quatro subsistemas, Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Na região Sul, foram perdidos aproximadamente 1.600 MW de carga, enquanto nas demais regiões houve atuação de esquemas automáticos para aliviar o sistema.

No caso de Mato Grosso do Sul, as cidades de Bodoquena, Fátima do Sul e Aquidauana ficaram totalmente sem energia, enquanto Dourados, Corumbá, Miranda, Rio Brilhante e Caarapó foram afetadas parcialmente.

O ONS informou que o restabelecimento completo das cargas em todo o país ocorreu em até 1h30 após o início da falha, com a região Sul sendo a última a ter o sistema totalmente normalizado. Uma reunião de análise técnica sobre o incidente será realizada ainda nesta terça-feira (14), e um Relatório de Análise da Perturbação deve ser divulgado até sexta-feira (17).

Desde a madrugada, o fornecimento de energia está normalizado em todo o Mato Grosso do Sul.

Felipe Dias – topmidianews

Imagem – André de Abreu

 

 

 

Notícias relacionadas

Polícia Militar atende duas ocorrências de violência doméstica em Chapadão do Sul

Rosana Schultz

Pescador quase perde o braço após ser atingido por ferrão afiado de pintado

Rosana Schultz

‘Elas Governam’ reúne prefeitas de todo o Brasil em Campo Grande

Rosana Schultz