Propostas reforçam prevenção a incêndios florestais e ampliam cuidados de saúde para gestantes em MS
Os deputados estaduais aprovaram, nesta terça-feira (24), uma série de projetos de lei em diferentes etapas de tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Entre eles, destaque para a criação da Campanha Fogo Zero, que entra para o Calendário Oficial de Eventos do Estado, e para a proposta que determina a inclusão de orientação sobre a manobra de Heimlich, técnica usada em casos de engasgo, durante o pré-natal.
A Campanha Fogo Zero, de autoria do deputado Pedro Pedrossian Neto (PSD), será realizada anualmente em maio. O objetivo é reforçar a cultura de prevenção a incêndios florestais, com ações educativas, cursos de capacitação e medidas de conscientização para a proteção das áreas verdes do Estado. O projeto foi aprovado por unanimidade e segue para sanção.
“Vamos destacar que a imensa maioria dos produtores rurais não utiliza o fogo em suas atividades. Pelo contrário, o fogo representa um grande prejuízo para a produção agropecuária. Muitas vezes, esses produtores acabam atuando na linha de frente para combater incêndios que surgem de forma acidental e causam enormes perdas ao setor”, defendeu Pedrossian.
Já a proposta sobre a manobra de desengasgo, Heimlich, apresentada pelo deputado Lucas de Lima (sem partido), passou em primeira votação e ainda precisa ser analisada pelas comissões permanentes da Casa antes de seguir para plenário novamente.
Por Kamila Alcântara – campograndenews
(Foto: Luciana Nassar)