Conexão Mulher
DestaqueGeral

Passageiros do acidente aéreo em Aquidauana são identificados

Arquiteto chinês, documentarista e cineasta são as vítimas e estavam envolvidas em projeto audiovisual no Pantanal

 

As quatro vítimas do trágico acidente aéreo ocorrido na noite de terça-feira (23), na fazenda Barra Mansa, região do Pantanal de Aquidauana (MS), foram oficialmente identificadas. As autoridades confirmaram que todos os ocupantes da aeronave — um avião modelo Cessna de pequeno porte — morreram no impacto. O grupo estaria na região para realizar filmagens e captação de imagens com fins documentais e artísticos.

Foi identificado como Marcelo Pereira de Barros, conhecido como Marcelo Pantaneiro, o piloto que faleceu na queda de um avião no Pantanal, nas proximidades de Aquidauana (MS).

Marcelo era figura conhecida e querida na cidade. Natural de São Paulo, ele era paixonado pela região pantaneira, ele costumava sobrevoar as áreas naturais de Aquidauana, atividade que unia sua profissão à admiração pela natureza local. Junto com amigos, foi um dos fundadores da Aerotrip, empresa que oferecia voos panorâmicos e experiências aéreas na região.

Na cidade, Marcelo era facilmente reconhecido: circulava com frequência de bicicleta, sempre com seu característico chapéu de palha. Também era visto com regularidade se exercitando na Lagoa Comprida, um de seus locais favoritos.

A comunidade de Aquidauana está em luto pela perda do piloto, que deixou sua marca não apenas na aviação local, mas também no coração de quem conviveu com ele. Marcelo Pantaneiro deixa dois filhos.

Conheça agora os passageiros que estavam na aeronave:

Kongjian Yu


Natural da China, Kongjian Yu era um dos nomes mais respeitados da arquitetura paisagística mundial. Professor na Universidade de Pequim e fundador da premiada Turenscape, seu trabalho revolucionou o urbanismo sustentável com projetos como o conceito de “Cidades-Esponja”, voltado à integração ecológica nas metrópoles. Yu estava no Brasil para uma visita à região do Pantanal com fins de pesquisa e documentação visual.

Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz

Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz era cineasta e documentarista brasileiro, conhecido principalmente por trabalhos ligados ao tema de cidades-esponja e participação em festivais internacionais de cinema.

Rubens Crispim Jr.


Documentarista, diretor de fotografia e produtor independente, Rubens Crispim Jr. era uma figura reconhecida no cenário audiovisual brasileiro. Nascido e residente em São Paulo, Rubens era formado em Artes Plásticas pela ECA-USP (2002). Sua carreira teve destaque logo em 2006, quando venceu o reality “Projeto 48”, do canal TNT, com o curta “Os 400 Golpes”, exibido em toda a América Latina.Com passagem por produtoras e canais como Discovery Channel, National Geographic, Arte 1, TV Globo, TV Cultura e a plataforma Cultura em Casa, Rubens também fundou a produtora Poseídos, atuante há quase 20 anos no mercado.

Investigação em andamento

Segundo testemunhas e os primeiros relatos técnicos, o piloto pode ter tentado uma arremetida — manobra de segurança para abortar o pouso —, mas a aeronave perdeu altitude e colidiu com o solo, provocando uma explosão. A área de difícil acesso exigiu esforço das equipes do Corpo de Bombeiros de Aquidauana e da Dracco (Delegacia de Repressão a Crimes de Fronteira), que chegaram ao local durante a madrugada.

Opantaneiro

Notícias relacionadas

Luto em Chapadão do Sul: Prefeitura emite nota de pesar pelo falecimento da aluna Valentina Macedo

Rosana Schultz

Atletas de Chapadão do Sul se destacam na Copa Brasil de Tênis de Mesa

Rosana Schultz

Alegando superlotação grave, Santa Casa suspende novamente admissão de pacientes do SUS

Rosana Schultz