Conexão Mulher
DestaqueGeral

Ventos de 115 km/h causam destelhamento de casas e queda de árvores no sul de MS

O primeiro dia de primavera será de tempestade e declínio de temperatura em grande parte de MS

 

Cidades do sul de Mato Grosso do Sul enfrentam estragos causados pelo temporal desta segunda-feira (22). Até o momento, a Defesa Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estão mobilizados para atendimentos em , Caarapó, Amambai e Naviraí.

Conforme o  (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), houve recorde na velocidade do vento em Caarapó, com rajadas de 115 km/h nas últimas 24h. Também estão na lista as cidades de Aral Moreira (85,3 km/h), Iguatemi (81,7 km/h), Amambai (81,4 km/h), Itaporã (78,8 km/h) e Itaquiraí (78,5 km/h).

Quanto às cidades mais chuvosas das últimas horas, Iguatemi pontuou um volume de 52,6 milímetros. Aral Moreira registrou 42,4 mm; Amambai, 40 mm; e , 28,6 mm.

Estragos

Em Naviraí, equipes da prefeitura, bombeiros e a PM estão sinalizando pontos de queda de árvores. A cidade teve rajadas de vento de 67 km/h. Conforme o site Portal do Conesul, bairros ficaram sem energia e vias foram obstruídas por árvores durante o temporal. Além disso, galhos também atingiram imóveis, como comércios da região central.

portal
Queda de árvores em vias de Naviraí (Reprodução, Portal do Conesul)

Em Ponta Porã, a chuva ultrapassou 24 milímetros em poucas horas. Trechos da cidade registraram alagamentos. No início da manhã, algumas ruas estavam parcialmente bloqueadas e com transtornos no trânsito, sobretudo em áreas residenciais, onde árvores e galhos caídos dificultavam a passagem de veículos.

Já na cidade de Aral Moreira, a chuva destelhou casas, derrubou árvores, demoliu muros de residências e deixou todo o município sem energia nesta manhã.

Ao Jornal Midiamax, a prefeita de Aral Moreira, Elaine Aparecida Soligo (MDB), afirmou que está percorrendo as regiões mais vulneráveis da cidade nesta manhã para vistoriar os estragos causados pela chuva. “Estamos fazendo um levantamento. A princípio, a prefeitura vai dar lonas para cobrir essas casas que precisam”.

Previsão de tempestade

Após um longo período de estiagem e calor extremo, o primeiro dia de primavera será de tempestade e declínio de temperatura em grande parte de MS.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o Estado pode registrar um acumulado de 40 milímetros em 24h, principalmente na região centro-sul. Com a chegada da massa de ar frio, espera-se uma acentuada queda nas temperaturas, especialmente entre segunda e terça-feira (23).

Em grande parte do Estado, os ventos atuam de noroeste com valores entre 40 e 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h. Porém, ao longo da segunda-feira, os ventos mudam para o quadrante sul.

Karina Campos – midiamax

Notícias relacionadas

Arsenal é apreendido durante abordagem na MS-240

Rosana Schultz

Adolescente é internada em estado grave ao ingerir vodka com energético em Dourados

Rosana Schultz

Peão é ferido a tiros por grupo de cavaleiros em fazenda no Pantanal

Rosana Schultz