Conexão Mulher
DestaquePolíticas Públicas

Lei garante cancelamento online de serviços e produtos

O governador Eduardo Riedel (PSDB) sancionou a Lei 6.458, que garante aos consumidores sul-mato-grossenses o direito de cancelar produtos e serviços de forma imediata e virtual. A legislação foi publicada na edição desta terça-feira (12) do Diário Oficial do Estado.

O texto obriga que empresas de serviços públicos, telefonia, internet, planos de saúde, cartões de crédito, bancos e outras que operem com vendas online em Mato Grosso do Sul ofereçam como opção de cancelamento unilateral e imediato aplicativos, sites ou telefone.As opções de cancelamento já existentes, como atendimento presencial, por telefone ou outros meios, continuarão em funcionamento.

“A proposta protege o consumidor contra práticas abusivas que dificultam o encerramento de serviços, como transferência de ligação, questionamentos excessivos e ofertas insistentes. A garantia do cancelamento imediato é fácil, assegura e preserva os direitos do consumidor”, afirma o autor do projeto, deputado Roberto Hashioka (União Brasil).

A legislação ainda prevê multa para as empresas que não oferecerem opções online para cancelamento. O valor será revertido para o Fundo pertinente à pessoa jurídica de direito público que impuser a sanção. Na ausência de fundos próprios, os recursos oriundos das sanções aplicadas sob a jurisdição dos municípios serão revertidos ao FEDDC (Fundo Estadual de Defesa do Consumidor).

campograndenews

(Foto: Henrique Kawaminami)

Notícias relacionadas

Prefeito Walter Schlatter e Deputado Antônio Vaz se reúnem para alinhar projetos para Chapadão do Sul .

Rosana Schultz

Irmão do governador do Mato Grosso morre esmagado por trator, em Goiás

Rosana Schultz

Alvo de 61 socos do namorado em elevador faz alerta a outras mulheres: ‘Em qualquer sinal, ir embora e não voltar mais’

Rosana Schultz