Conexão Mulher
DestaquePolíticas Públicas

Lei garante cancelamento online de serviços e produtos

O governador Eduardo Riedel (PSDB) sancionou a Lei 6.458, que garante aos consumidores sul-mato-grossenses o direito de cancelar produtos e serviços de forma imediata e virtual. A legislação foi publicada na edição desta terça-feira (12) do Diário Oficial do Estado.

O texto obriga que empresas de serviços públicos, telefonia, internet, planos de saúde, cartões de crédito, bancos e outras que operem com vendas online em Mato Grosso do Sul ofereçam como opção de cancelamento unilateral e imediato aplicativos, sites ou telefone.As opções de cancelamento já existentes, como atendimento presencial, por telefone ou outros meios, continuarão em funcionamento.

“A proposta protege o consumidor contra práticas abusivas que dificultam o encerramento de serviços, como transferência de ligação, questionamentos excessivos e ofertas insistentes. A garantia do cancelamento imediato é fácil, assegura e preserva os direitos do consumidor”, afirma o autor do projeto, deputado Roberto Hashioka (União Brasil).

A legislação ainda prevê multa para as empresas que não oferecerem opções online para cancelamento. O valor será revertido para o Fundo pertinente à pessoa jurídica de direito público que impuser a sanção. Na ausência de fundos próprios, os recursos oriundos das sanções aplicadas sob a jurisdição dos municípios serão revertidos ao FEDDC (Fundo Estadual de Defesa do Consumidor).

campograndenews

(Foto: Henrique Kawaminami)

Notícias relacionadas

Polícia Militar prendeu um homem de 51 anos acusado de estelionato e falsificação de documento público no Bairro Flamboyant.

Rosana Schultz

Incêndio de Grande Proporções Atinge Canal de Águas Pluviais na Avenida Brasil, em Chapadão do Sul

Rosana Schultz

Rede Feminina de Combate ao Câncer recebe visita de Geraldo Rezende e autoridades de Chapadão do Sul

Rosana Schultz