Conexão Mulher
Chapadão do SulDestaqueMato Grosso do SulSaúde

Pesquisadores da USP Ribeirão criam ferramenta com Inteligência Artificial capaz de prever agressividade do câncer

Plataforma PROTsi foi desenvolvida em parceria com universidade da Polônia e analisa proteínas para prever comportamento clínico de 11 tipos de câncer. Estudo se destaca em tumores de cabeça e pescoço, o terceiro mais incidente no Brasil.

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto (FMRP-USP), em parceria com cientistas da Poznan University of Medical Sciences, na Polônia, desenvolveram uma ferramenta baseada em inteligência artificial (IA) capaz de prever a agressividade de diferentes tipos de câncer com base na expressão de proteína

Chamada de PROTsi, a plataforma foi criada para ajudar na análise de risco em pacientes com câncer. Ela analisa os dados das proteínas dos tumores e gera um índice que indica o quanto a doença pode crescer e resistir aos tratamentos.

Além disso, ele afirma que ela pode abrir caminho para o uso de remédios que já existem, a partir da identificação de proteínas ligadas aos tumores mais agressivos.

Análise de 11 tipos de câncer

Para desenvolver o modelo, os pesquisadores analisaram proteínas de 1.134 amostras referentes a 11 tipos de câncer, com base em dados do Consórcio de Análise Proteômica Clínica de Tumores (CPTAC), um banco internacional de dados científicos. Entre os tumores analisados estão os de cabeça e pescoço, útero, mama, ovário, pulmão, rim, cérebro, cólon e pâncreas.

A partir da integração destes dados, a plataforma identificou padrões nas proteínas que tinham relação direta com a agressividade tumoral. O índice PROTsi, criado a partir da análise, apresentou grande desempenho na diferenciação entre células tumorais e não tumorais.

Por Isabella Capuzzo*, g1 Ribeirão Preto e Franca

Notícias relacionadas

Amante joga corpo de mulher em valeta após infarto, durante relação Sexual

Rosana Schultz

Tarde de celebração e Conquistas para a saúde pública de Chapadão do Sul .

Rosana Schultz

Atletas de Chapadão do Sul se destacam na Copa Brasil de Tênis de Mesa

Rosana Schultz